A parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Paranaiguara e São Simão com a prefeitura de São Simão fez o ano de 2017 terminar com saldo muito positivo no que diz respeito a cursos para homens e mulheres do campo e cidade. Nos mais diferentes segmentos foi possível os ensinamentos para o plantio, atividades domésticas, agroindústria, operação de máquinas, etc. Ano passado, mais de 500 pessoas que passaram pelos cursos, foram certificadas pelo Senar, através do Social em Ação, da prefeitura municipal. E o ano de 2018 já iniciou com a efetivação de mais uma parceria para o treinamento de munícipes no Programa Agricultura Urbana. A qualificação aconteceu entre os dias 19 e 21 de fevereiro sob a coordenação do instrutor do Senar, Lucas Cunha Gomes, certificando 16 pessoas em paisagismo, jardinagem e floricultura. O curso teve como objetivo produzir plantas ornamentais, executando projeto de paisagismo e manutenção dos espaços, utilizando ferramentas básicas, técnicas atuais, aproveitando resíduos e materiais da região. “A dinâmica do curso é facilitar aos participantes o aprendizado sobre paisagismo, noções básicas de jardinagem e floricultura, conhecendo teoricamente os estudos relacionados e aplicando-os na pratica por meio da execução de um projeto paisagístico com a construção de um pergolado”, explica o instrutor Lucas. A primeira-dama e secretaria de Desenvolvimento Social, Adriana Rocha Floriano, avalia que todos os treinamentos tiveram uma participação de mais de 90% das pessoas inscritas e que todos que participaram tiveram muito interesse em adquirir mais conhecimento. “Nossa intenção é estar sempre oferecendo o aprendizado gratuito para os que tiverem interesse em saber mais, aprender uma profissão e ter uma nova opção de rendimento financeiro”, afirmou Adriana, anunciando que dentre em breve, outros cursos deverão ocorrer através da parceria efetivada com o Senar e Sindicato Rural.