A Prefeitura de São Simão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMUDS e do programa `Social em Ação`, abre inscrições para o curso de minhocultura. As aulas serão realizadas nos dias 10 e 11 deste mês, na Fazenda Comunitária, em Itaguaçu. Ao todo serão ofertadas 16 vagas para pessoas com idade acima de 18 anos.

Um dos principais objetivos do curso é capacitar os participantes na criação de minhocas para a produção e comercialização de matrizes.

A minhocultura é uma atividade de grande apelo social tanto no campo quanto na cidade e durante o curso alunos aprenderão a importância da minhocultura na estrutura do solo, os tipos, anatomia e fisiologia da minhoca, dinâmica da decomposição da matéria orgânica, tipos e construção de minhocário, manejo do minhocário, colheita e beneficiamento do húmus, produção da farinha da minhoca e aspectos comerciais.

O curso será oferecido pela Semuds, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-GO), Faeg e Sindicato Rural de Paranaiguara e São Simão.

As inscrições serão feitas até o dia 07 de julho, por meio dos telefones 3650-1102 ou na Sub-prefeitura de Itaguaçu, falar com Willian Campos.

A minhocultura tem desempenhado um papel muito importante para todo o setor agrícola. No Brasil, começou a despertar o interesse dos agricultores a partir da década de 80, por causa do baixo custo de produção e fácil integração com outras atividades rurais. De lá para cá, principalmente devido aos novos nichos de mercado em torno do setor agropecuário, a criação de minhocas volta ao cenário como um bom negócio, para quem mantém um minhocário tanto no campo quanto na cidade.

Atualmente são conhecidas em todo o mundo cerca de 8 mil espécies de minhocas. Na América Latina já foram registradas 960 espécies e no Brasil 305 espécies.