Segundo ciclo da “Parceria Votorantim pela Educação” tem início em São Simão com reuniões e mobilização social no Colégio Leopoldo Moreira

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) – iniciativa da Votorantim Energia, com o apoio do Instituto Votorantim – realizou o segundo ciclo de atividades do ano em São Simão, na última terça-feira, 22/08, no Colégio Municipal Leopoldo Moreira. O evento contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre professores, pais de alunos, diretores, conselheiros escolares, empresários, membros do Conselho Tutelar e funcionários da Votorantim, além dos secretários municipais Wilson Pimenta, da Administração, e divino Nogueira, da Educação.

A Parceria da Votorantim com a Prefeitura estende à contratação da ONG CEDAC, que tem como seu representante o senhor José Modesto, que durante duas horas expos diversos temas aos presentes, dentre eles: a importância dos Conselhos Escolares e sua necessidade de fortalecimento pela comunidade; a aplicação do INDIQUE, uma pesquisa que faz o levantamento dos pontos fortes e fracos de cada escola, e que cabe a comunidade ajudar tanto na aplicação do INDIQUE, quanto em sanar os problemas apresentados; o Projeto Criativos da Escola, que vem para colocar os jovens a frente de seu protagonismo, não mais apenas como atores, mas como construtores e possíveis modificadores da sociedade e, por fim a elaboração de um FÓRUM de educação, a acontecer no mês de setembro desse ano.

O 2º Ciclo da Parceira aconteceu entre os dias 22 e 25 de agosto e a temática escolhida para o ano foi “Gestão Democrática”. Ao longo da semana foram dadas continuidade às discussões sobre a requalificação dos espaços escolares para que esses possam propiciar aprendizagens mais qualificadas aos alunos.

Essas atividades fazem parte do Pacto de Compromisso de Participação e Atuação no programa “Parceira Votorantim pela Educação”, assinado pela Secretaria de Educação nos dias 16, 17 e 18 de maio.

Esta parceria tem compromissos de contratar consultoria técnica em educação e coordenar o seu trabalho na implementação do programa no município de São Simão, contemplando a realização das frentes de atuação em mobilização social, apoio à gestão pública educacional e apoio à gestão escolar, bem como o desenvolvimento e aprimoramento de competências dos participantes em gestão e mobilização.

Você pode gostar...