Saúde de São Simão inicia, hoje, campanha de vacinação contra a Influenza

A Secretária de Saúde inicia nesta sexta-feira, 13, em todo o município, incluindo Itaguaçu, a campanha 2018 de vacinação contra a Influenza.

A campanha que teria início dia 23, foi antecipada para o dia 13. De acordo com o Ministério da Saúde, apesar dessa alteração, a campanha será realizada no período ideal (abril e maio), antes do pico de transmissão do vírus influenza no Brasil, que ocorre no mês de julho.

Pelo menos 650 mil doses da vacina contra a gripe foram enviadas a Goiás nesta quarta-feira (11/4). A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

A antecipação da campanha de vacinação em Goiás dependia da distribuição de doses feita pelo Ministério da Saúde. Nesta segunda-feira (9/4), o governo federal sinalizou que adiantaria o envio de 40% das doses previstas para o estado. O primeiro lote de vacina terá 137 mil doses.

Devem se vacinar idosos acima de 60 anos, crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e professores da rede pública e particular.

Após a vacinação deste grupo de risco, deve restar 20% da quantidade total, segundo estima o ministro. As doses remanescentes serão destinadas à população em geral. A imunização é a principal forma de controle da doença.

De acordo o Secretário de Saúde, José Fernandes Faria, a meta de imunização deve chegar a 90%.

“Temos feito todo o possível para que todos recebam a imunização para que fiquem protegidos contra a Influenza. O cronograma de vacinação deve ser observado para evitar transtornos. Parabéns a todas as agentes e enfermeiras envolvidas no trabalho, pelo empenho”, afirmou.

VACINA – A vacinação tem como finalidade reforçar a imunidade e prevenir os casos das doenças do trato respiratório, muitas vezes agravando e levando o paciente a óbito. A contraindicação é para quem tem alergia anafilática ao ovo, a doses anteriores ou a algum componente da vacina.

DOENÇA – A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Para evitar a propagação de casos, algumas medidas de prevenção devem ser adotadas:

– Cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar, e descartar o lenço no lixo após uso.

– Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar.

– No caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel.

– Evitar tocar olhos, nariz ou boca e contato próximo com pessoas doentes.

Você pode gostar...