São Simão adere ao programa Parceria Votorantim pela Educação

A prefeitura de São Simão, através da Secretaria de Educação, aderiu ao PVE (Parceria Votorantim pela Educação) um importante mecanismo de formação continuada. O Programa é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas do Grupo que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional.

Além de São Simão, em todo o país outros 55 municípios foram contemplados pelo programa, que contribuí com a melhoria das práticas de gestão educacional, e acelerará o avanço do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), alinhando as metodologias e prioridades do MEC (Ministério da Educação): PNE – Plano Nacional de Educação, desenvolvendo e fortalecendo as competências dos gestores educacionais e escolares, identificação e valorização das melhores práticas de gestão e mobilização, contribuição para participação dos alunos e famílias na educação atraindo parceiros e estimulando a atuação integrada entre municípios.

Nos dias 16, 17 e 18 de maio, a Secretaria de Educação deu início e efetivação da assinatura da parceria entre Prefeitura e o Instituto Votorantim. Participaram da solenidade o Secretário de Educação Divino Nogueira, o representante do Grupo Votorantim Wagner Matos de Oliveira, o Coordenador Pedagógico do Projeto, professor Jose Modesto Leite Júnior e a Coordenadora Educacional Maria Maura Gomes Barboza.

Também participou do evento e realiza de forma primorosa e dedicada a equipe técnica pedagógica operacional da secretaria municipal de Educação, composta pelos profissionais Valdirene Claudia da Silva Oliveira, Dionatan Mendes Medeiros, Jesusmar Alves Rodrigues e Priscila Kenya Oliveira Lima.

Em sua fala, o Secretário de Educação Divino Nogueira, destacou que a parceria é um marco histórico para o desenvolvimento da educação municipal.

O prefeito Ibinho se mostrou feliz e satisfeito em conhecer o programa e saber que São Simão foi inserido na proposta da empresa, o que vem para reforçar o ensino na rede pública.

“Parceiros que queiram investir em educação são muito importantes para o desenvolvimento de nosso município”, concluiu.

A primeira oficina  do projeto, realizada dia 18 na Escola Municipal Jose Porfirio Nogueira, contou com a participação de 30 alunos das escolas Cora Coralina e Leopoldo Moreira, denominada  “Criativos na Escola”. O segundo ciclo de atividades está previsto para acontecer em junho próximo.

 

PVE – O programa Parceria Votorantim pela Educação é uma iniciativa do Grupo Votorantim em parceria com prefeituras municipais e secretarias de educação.

Criado pelo Instituto Votorantim, o PVE é desenvolvido nas cidades em que a Votorantim está presente, com ações que viabilizam a participação da comunidade.

O objetivo do programa é contribuir com a educação pública municipal, incentivando e apoiando a gestão escolar e a mobilização social da comunidade. As suas atividades visam propor reflexões sobre a educação na cidade, sobretudo quanto ao que já tem sido feito e o que ainda é possível melhorar. O PVE  atua de forma articulada, a partir da parceria entre os gestores das Secretarias Municipais de Educação, as equipes escolares, a comunidade, as empresas do Grupo Votorantim, e as entidades como Comunidade Educativa (CEDAC).

A iniciativa já foi reconhecida pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, passível de ser compartilhada e replicada, e vencedora do Prêmio Latinoamericano de Desenvolvimento de Base, realizado pela Fundación Interamericana e RedEAmérica

Você pode gostar...