Recorde de público, boa gastronomia, esporte, cultura, música e gostinho de quero mais marcam mais uma edição do Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão

Ao som da banda goianiense Los Julio’s, foi encerrado neste Domingo de Páscoa (01), depois de quatro dias de degustação de pratos tradicionais da culinária regional goiana, a 13ª edição do Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão. Do ponto de vista financeiro, o evento proporcionou a movimentação da economia direta do município, demonstrando a importância da iniciativa para o município.


Veja também

[catlist name=”13gastronomico”]


Veja todas as notícias do 13º Festival Gastronômico


Com o tema “Experimentando Nossos Sabores”, o festival 2018 propôs o resgate da culinária goiana com a mistura de frutos do Cerrado e diferentes pratos de peixe regados à muita diversão, apresentações musicais e culinária de qualidade.

Para quem veio a São Simão no feriadão da Semana Santa, de 29 de março a 1º de abril e se aventurou entre as maravilhas da cidade e de Itaguaçu, o 13º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural, foi um acontecimento inesquecível, pois superou a expectativa dos paladares mais exigentes e também da organização.

Encantado com a beleza do Lago Azul, o diretor de Eventos da Goiás Turismo, Roque Melo, parabenizou a cidade pelo enorme potencial turístico e destacou o apoio da agência ao festival. “São Simão é uma cidade com um potencial turístico fantástico, que precisa apenas ser lapidado. Estrutura tem de sobra para ser um grande polo turístico”, afirmou.

O Festival Gastronômico é mais um evento com efeito multiplicador para diversificar o turismo da região e todos os objetivos foram plenamente atendidos, segundo avaliação do prefeito Ibinho.

O prefeito disse se tratar o festival de um evento diversificado e incomum, onde numa única programação o visitante tem a oportunidade de desfrutar de várias modalidades de lazer, cultura, esporte, shows e degustação de pratos típicos.

“Fechamos o evento com recorde de público. A hospitalidade e nosso Lago Azul devem ser potencializados para, cada vez mais, atrair um novo público do turismo”, destacou o prefeito. Ele ressaltou que um festival desse nível se transforma “numa fonte multiplicadora, atraindo o turista e minimizando a questão do desemprego”.

Durante a cerimônia de encerramento, o deputado federal Jovair Arantes, frequentador assíduo do festival, reafirmou o compromisso em apoiar o evento.

“Sempre que posso, prestígio o Festival de São Simão e a cada edição, ele evolui e cresce. Esse evento não é mais de São Simão e Goiás, é do Brasil! Por isso, faço um compromisso em acompanhar o prefeito Ibinho até o Ministério do Turismo para que possamos incluir o Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão no calendário nacional”, disse.

Na oportunidade, Jovair foi homenageado pelo prefeito Ibinho com o recebimento do troféu “Eu Amo São Simão”, em agradecimento e reconhecimento aos inúmeros serviços prestados e emendas parlamentares destinadas ao Município.

Os deputados Chiquinho de Oliveira e Henrique Arantes também manifestaram apoio ao evento destacando, que o festival atravessou as fronteiras do Estado e revelou São Simão para o resto do país.

O Vice Dr. Wallisson destacou a parceria entre ele e o prefeito Ibinho e, o parabenizou pela promoção do evento, ratificando seu apoio à administração.

 

Diferencial

Para a secretária de Turismo, Danilla Soares, São Simão fortalece ainda mais sua posição dentro do turismo regional, como um dos principais destinos do Brasil Central, agregando mais um atrativo de resultado imediato. Ela disse que a cidade sai na frente ao incluir a gastronomia em seu roteiro.

A edição 2018 do festival, segundo a secretária, valorizou as iguarias locais e produtos da terra.

“Aliado à boa gastronomia o Festival teve uma pitada de ritmos que agitaram as edições. Uma combinação perfeita do melhor da música nacional em uma saborosa mistura de estilos musicais. A 13ª reuniu o que há de melhor em nossa gastronomia e evidenciou as particularidades de cada restaurante participante. Diferente de todas as outras edições o turista pode ter uma maior experiência de cada um dos pratos que nosso recheado menu ofereceu em cada um dos espaços reservados aos restaurantes participantes. O festival ainda contou com o resgate de diversos restaurantes que passaram por nosso festival em suas primeiras edições, e que dessa vez puderam mostrar suas particularidades e sabores. O peixe permaneceu como o carro chefe dos restaurantes”, ressaltou Danilla.

 

Apoio e parceiros

“Como agente indutor do desenvolvimento, a prefeitura por meio da secretaria do Turismo trabalha articulada com uma vasta rede de apoios oriunda dos mais diversos segmentos para a realização do festival e, aproveitando o evento para estreitar ainda mais os vínculos com essas empresas parceiras”, analisou Danila Soares, secretária do Turismo.

Apoiaram a realização do 13º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural, a Câmara Municipal de Vereadores, Governo de Goiás, Goiás Turismo, Seduce (Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte), Sebrae/Go, Auto Posto Central, Posto São Paulo, Residencial Recanto da Mata, Fioretur, Residencial Viverde, Comercial Vila Bela, Sinhá, Super Frango, BOUA, São Salvador Alimentos, Elétrica Radiante, Pavitec Construtora, Menezes Tur, Laboratório Brasil, Drogaria e Perfumaria São Simão, Areia Bergamo, Melo & Silva, Palácio dos Sabores, Casa dos Frios, Japa Sushi, Sabores do Milho, Orquidário Rio Preto e Recanto da Mata.

Você pode gostar...