A Secretaria Municipal da Saúde, através do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, concluiu no sábado (23/09), a campanha de vacinação anual de cães e gatos contra a raiva, na zona urbana de São Simão e Itaguaçu. Na zona rural, o trabalho das equipes terá início nesta quarta-feira, 27. De acordo com o relatório preliminar divulgado, até o momento já foram imunizados 2.727 cães e 249 gatos, perfazendo um total de 2.976 animais. No total, 3 postos foram montados especialmente para a ação, sendo um na Secretária de Saúde, na UBS da Vila Bela e outro na Escola Municipal José Porfírio Nogueira. Além da vacinação em seus animais domésticos, os moradores receberam orientações quanto ao procedimento ao se deparar com animais supostamente infestados. O objetivo da campanha foi manter o controle da doença no município, que há várias décadas não registra casos de raiva. O vírus da raiva é altamente letal para cães e gatos e pode ser transmitido para os seres humanos através do vírus rábico presente na saliva do animal contaminado, sendo também mortal para humanos. Raiva – De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva animal é uma doença causada por um vírus da família rhabdoviridae e pode ser mortal quando transmitida para o homem. A doença envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. É transmitida através da mordida ou arranhadura de animais como cachorro, gatos e morcego. A imunidade pode ser adquirida através da vacinação. Vacinação continua – Mesmo com o encerramento da campanha, a vacina contra a raiva permanece à disposição na secretaria da Saúde, na Avenida Goiás. A imunização é gratuita e está disponível no local até o fim desta semana, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.