A Secretaria Cidadã lançou, em evento no Palácio Pedro Ludovico Teixeira nesta segunda-feira (5/6), o Programa de Ações Integradas em Economia Solidária de Goiás, que prevê investimentos de R$ 3,2 milhões para beneficiar catadores de materiais recicláveis e trabalhadores da economia solidária. Na solenidade, estavam presentes o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira (PTB), o governador Marconi Perillo (PSDB), a secretária Cidadã Leda Borges (PSDB), o deputado federal Jovair Arantes (PTB), os deputados estaduais Henrique Arantes (PTB), Julio da Retifica (PSDB) e Francisco Oliveira (PSDB)  e o prefeito Ibinho (PTB), dentre outras autoridades. O programa foi criado a partir de convênio celebrado entre o governo estadual e federal em 2014 e deve atingir 1200 catadores de materiais recicláveis e 800 beneficiários dos programas sociais do governo federal. A iniciativa vai beneficiar inicialmente 86 municípios distribuídos em seis microrregiões do estado e dentre eles São Simão e Itaguaçu. O objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento regional a partir de empreendimentos baseados na autogestão, solidariedade, rede de cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário. Para o prefeito Ibinho a economia solidária é uma alternativa inovadora na geração de trabalho e inclusão social. “A economia solidária tem como meta a gestão compartilhada que integra quem vende, quem troca e quem compra produtos e serviços. Tem como preceito o entendimento do trabalho como forma de emancipação das pessoas, por meio de processo de democratização econômica, porque possibilita que pessoas com pouca qualificação profissional saiam do mercado informal e possam criar alternativas de trabalho e renda. Pequenos produtores rurais, produtores caseiros, artesãos e catadores de materiais recicláveis e outros podem se organizar em associações, agregar valor aos seus produtos e criar uma rede que promova a valorização dos produtos e, consequentemente, possam sobreviver com recursos gerados nesses empreendimentos. Vamos cada vez mais buscar mecanismos para a geração de emprego e renda para nossa gente”, disse.