PM realiza em São Simão a formatura de 270 crianças no Proerd

“Luz, câmera, ação: Hoje é dia de Proerd”. Este foi o grito de guerra de 270 crianças das escolas Cora Coralina, Miguel Arcanjo Peixoto (MAP), Leopoldo Moreira, Antônio Eustáquio da Silveira, José Porfírio Nogueira e Professora Ambrozina Cândida de Muniz, do distrito de Itaguaçu, presentes na formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), realizado na noite de quinta-feira, 09, na quadra poliesportiva do Colégio Municipal Leopoldo Moreira.

O programa é uma parceria da Polícia Militar e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e já formou centenas de crianças desde 2006, ano de sua implantação no município.

O clima foi de festa e descontração com a presença do prefeito Ibinho, vice-prefeito Dr. Wallisson, Major Bispo (Comandante da 12ª CIPM), Tenente Ronivon (Comandante do 3ª Pelotão PM), Sargento Morais (instrutor Proerd), primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Rocha Floriano, Secretário de Educação, Divino Nogueira e Coordenadora Pedagógica, Valdirene Oliveira, policiais militares, diretores escolares, vereadores, autoridades diversas e familiares dos alunos formandos.

Para Ibinho, a prevenção ao uso de drogas é um trabalho que deve ser feito diariamente por todos os setores da sociedade. Ele ainda parabenizou o trabalho realizado pelo Sargento Morais, instrutor do Proerd, que conduziu o curso.

“A educação é motor transformador de valores e fonte inesgotável de sucesso na vida do cidadão. Nesse sentido, buscamos sempre mecanismos e parcerias que estejam conectados com a garantia na formação de nossas crianças e jovens, que são o futuro de nossa sociedade. Um de nossos parceiros é a Polícia Militar, que desenvolve o Proerd nas escolas com o objetivo de  transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência”, ressaltou o prefeito.

De acordo com o Major Bispo, o objetivo maior do Programa é ajudar as crianças e jovens a reconhecer e resistir às pressões e influências para não usarem drogas e não praticarem atos de violência, além de estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.

“O Proerd é um esforço da Polícia Militar para garantir que as crianças não se envolvam com as drogas e nem com a violência”, afirmou.

O vice-prefeito, Dr. Wallisson de Feritas, ressaltou os benefícios do programa e elogiou o trabalho realizado pela Polícia Militar, afirmando ser o Proerd um dos principais programas de combate às drogas.

Já o secretário de Educação, Divino Antônio Nogueira, afirmou categoricamente que o Proerd é um instrumento estratégico e eficiente de combate às drogas, o que certamente protegerá as crianças e adolescentes da maior praga da sociedade moderna que são às drogas. “Se conseguirmos tirar uma criança do mundo das drogas, o trabalho já valeu a pena. Mas nosso objetivo é conseguir manter todas as nossas crianças longe das drogas”, disse.

Durante a solenidade, cinco alunos foram premiados com uma bicicleta, cada, por desenvolveram as melhores redações, tendo o Proerd como temática. Outras três bicicletas foram sorteadas entre todos os formandos. Toda premiação foi custeada pela municipalidade.

PROERD – É um programa de prevenção ao uso de drogas, aplicado por policiais militares, que ministram aulas para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, visando ensiná-las como resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (EUA), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), que visa envolver a escola, a família e a polícia em ação de prevenção às drogas e violência. A iniciativa foi adaptada para nossa realidade e hoje é administrada pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do Proerd.

No Brasil o D.A.R.E chegou em 1992, por meio da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e, em 1993, pela Polícia Militar de São Paulo, recebendo o nome em português de Proerd.

Atualmente, em São Simão, o programa é coordenado pelo Sargento Morais e pela Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, professora Valdirene Oliveira.

O objetivo do programa é a prevenção ao uso das drogas por crianças e adolescentes, alertando para os malefícios causados à saúde física e mental do usuário, e também prevenir a criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso das drogas.

Você pode gostar...