O maior encontro de pesca esportiva ao Tucunaré do país chega a sua 10ª edição

As águas cristalinas do Lago Azul, morada de grandes tucunarés azuis e amarelos, foram palco, novamente, do maior evento de pesca esportiva do país, atraindo participantes de vários estados.

Tradicionalmente realizado no mês de julho, o encontro deste ano aconteceu em outubro, nos dias 12 e 13. De acordo com a organização, a mudança foi para oferecer aos pescadores a melhor temporada de pesca dos maiores tucunarés-azuis do Brasil.

Pescadores, representantes de onze estados da federação, vieram em busca dos grandes tucunarés, alavancando o turismo da cidade, que busca, nesse objetivo, aumentar suas potencialidades.

Marcou presença grandes pescadores de renome nacional como Nelson Nakamura e Lester Scalon, e representantes das mais importantes empresas da pesca esportiva em nível nacional e internacional. Aberto a todos os pescadores amadores ou profissionais, o evento, mais uma vez, buscou a conscientização da população da necessidade de preservação do meio ambiente, bem como a divulgação e estímulo ao ecoturismo no Estado.

A iniciativa também proporciona trabalho e renda para a população da cidade. “O Lago Azul está consolidado como polo turístico e agora resta à tarefa de proteger e manter a piscosidade do lago” analisou o Consultor Capitão Gancho, que ao lado do pescador esportivo Márcio Galvão, é o idealizador do Encontro da Pesca Esportiva ao Tucunaré de São Simão.

Capitão Gancho ressalta que a pesca esportiva proporciona ao pescador o prazer de capturar o peixe e depois devolvê-lo às águas e não matá-lo. “O importante é não remover do meio, peixes que são as matrizes de suas espécies. Nós amamos o Lago Azul e estamos felizes em promover mais um encontro de pesca aqui. São dez anos de evento e respeito à natureza”, disse.

Para Márcio Galvão, que possui uma marina às margens do Lago, quem veio nas edições anteriores sabe a grandiosidade desse evento, com uma infraestrutura digna de uma grande festa, como esta que acontece na cidade. ”Sem duvida, novamente, foi um dos maiores eventos da pesca esportiva do Brasil, sem falar na excelente premiação”, frisou.

O prefeito Ibinho, que também prestigiou o evento, ressaltou o trabalho desenvolvido pela dupla Capitão Gancho e Márcio Galvão frente a promoção e organização do evento. “Graças ao trabalho incansável de vocês dois para a realização desse evento, ele já se consolidou e está inserido em nosso no Calendário Anual de Eventos. É uma festa que toma a população pela ansiedade. Em sua 10ª edição, o maior encontro da pesca esportiva desse país, foi um verdadeiro sucesso, desde sua organização e segurança. Motivos de orgulho para todos que estiveram comprometidos nos preparativos do evento que este ano se reinventou. Ao longo de dois dias nossa cidade recebeu várias pessoas, onde a alegria marcou presença em uma festa para toda a família”, falou.

Durante a entrevista de encerramento do evento, Capitão Gancho e Márcio Galvão foram unanimes em afirmar, que a melhor propaganda para atrair os apaixonados pela pesca esportiva, ao encontro de São Simão, é a frequência e a grande quantidade de tucunarés gigantes no Lago Azul.

“O pescador viaja quilômetros de distância em busca de boas fisgadas e para se confraternizar com os amigos. E no meio disso a emoção de fisgar o tucunaré e lutar com ele, mas sem feri-lo e depois deixar que vá embora, levando para casa apenas uma foto ou um troféu, como foi o caso do amigo Marlúcio, que ao fisgar o bonito tucunaré de 64 centímetros, bateu o recorde de maior exemplar capturado em nosso evento. Foi um feito incrível para ele e um mérito sem igual para a cidade. Isso é a prova de que temos um tesouro sem igual aqui em São Simão, que deve ser defendido e preservado por todos que amam a pesca esportiva”, afirmam.

 

Competição

Durante a competição, o maior tucunaré fisgado tinha 64 centímetros de comprimento e foi capturado pelo pescador esportivo, Marlúcio Ferreira, da cidade de Uberlândia. Batendo recorde de maior peixe já fisgado em 10 anos de competição.

Ao final de quase nove horas de pesca, duas equipes, Votufishing e Saint Plus, ficaram empatadas em primeiro lugar ao somarem 283,5 centímetros de peixes, cada.

Como só podia haver um vencedor, o imbróglio foi decidido através do primeiro critério de desempate, que era o maior peixe capturado entre as equipes. E com um tucunaré medindo 59 centímetros, a equipe Saint Plus dos pescadores Maicon Bianchi, Juninho e Tuênio Costa, ficou com o título de campeã.

Em segundo lugar ficou a Votufishing e em terceiro São Simão Fishing, completando o pódio das três melhores equipes da edição 2018.

As equipes Tucuna Azul F.Team, Naútica Faria, Lucky, Reboques Triângulo, Aquarela Pró-Fishing, Pescal Fatal e Em Busca dos Gigantes, ficaram em 5º, 6º, 7º, 8º, 9º e 10º respectivamente.

 

Inovação em nome da preservação da espécie

O evento deste ano trouxe uma novidade no processo de medição dos peixes. Após a captura, cada equipe participante tinha que filmar a medição do peixe dentro do próprio barco, bem como registrar, em vídeo, a soltura do espécime no local onde o mesmo foi fisgado. Está inovação no processo de medição, trouxe resultados positivos, mostrando que o critério adotado, provocou mortalidade zero dos peixes, uma vez que, evitou cansar o peixe durante o processo de deslocamento dos barcos até os postos de medição.

 

Turismo

O prefeito Ibinho, parabenizou Webert Gonçalves (Capitão Gancho) e Márcio Galvão pela organização do evento e destacou as potencialidades da cidade por meio de uso ambientalmente correto do Lago Azul. “O Encontro da Pesca Esportiva ao Tucunaré atrai turistas do Brasil inteiro e fomenta a pesca esportiva com respeito ao meio ambiente. Sabemos que este evento acontece por meio de muitas mãos. A administração municipal apoia por acreditar que este evento fomenta o nosso comércio e mostra nosso potencial”, frisou.

 

Premiação

Entre os principais prêmios foram sorteados:

– 02 barcos Quest Sport Bass + carreta Odne;

– 02 barcos de alumínio Levefort Squalus 500 + carreta Odne;

– 02 barcos de alumínio Levefort Squalus 500;

– 05 motores de popa Yamaha 15HP

Você pode gostar...