NASF São Simão apresenta sua experiência de sucesso com grupo de tabagismo para o seminário goiano de Experiências Exitosas na Atenção Primária, em Jataí

Gestores, profissionais de saúde e representantes de entidades civis dos 28 municípios que compõem a Macrorregião de Saúde Sudoeste tiveram a oportunidade de conhecer experiências bem sucedidas que muito contribuem para a prevenção de doenças e agravos.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Spais), realizou terça-feira, 21 de agosto, em Jataí, o Seminário de Experiências Exitosas da Planificação da Atenção à Saúde – Processo de tutoria da Macroregião Sudoeste.

Com foco na apresentação de práticas inovadoras na área da saúde, o seminário apresentou palestras importantes ao longo da manhã e da tarde. A superintendente de Política de Atenção Integral à Saúde, Evanilde Fernandes Gomides, ressaltou que o sucesso da primeira edição do seminário, que aconteceu em junho, em Goiânia, estimulou o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, a promover o evento nas cinco Macrorregiões de Saúde do Estado, entre os meses de agosto e setembro deste ano.

O seminário em Jataí aconteceu no Serviço Social do comércio e contou com a participação do secretário Leonardo Vilela, da superintendente de Política de Atenção Integral à Saúde, Evanilde Costa Gomides, da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Gercilene Ferreira, do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Liorcino Mendes Pereira Filho, do presidente da Associação Goiana dos Municípios, Paulo Sérgio de Rezende, do secretário de Saúde de São Simão, José Fernandes Faria, além de prefeitos e secretários da macrorregião.

Sucesso em São Simão, a experiência exitosa desenvolvida junto ao grupo de tabagismo, pela equipe do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), foi apresentada durante o seminário.

Apresentando pela Coordenadora da Atenção Básica, Jéssica Fernanda, e pela Psicóloga Elisa Medeiros, o projeto tem por objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

Só em junho passado, sete ex-fumantes foram certificados pelo programa, após terem abandonado o vício do cigarro, com a ajuda do projeto antitabagismo desenvolvido pela equipe do NASF.

Integram a equipe multiprofissional do NASF, a Enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica, Jessica Fernanda, a Psicóloga, Elisa Medeiros, o Fisioterapeuta Acupunturista, Adriano Pimenta, a Fisioterapeuta, Daziane Alves, a Educadora Física, Educadora Física, Maria Cristina Lima de Oliveira e o médico Abdias Lima.

O processo de planificação da atenção à saúde é formado por iniciativas desenvolvidas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde em Goiás. Estratégias como oficinas e processos de tutoria têm como objetivo a capacitação e aprimoramento dos profissionais de saúde, permitindo a multiplicação de conhecimento. Essas capacitações já alcançaram mais de 14 mil profissionais e gestores dos 246 municípios goianos em seis oficinas.

O projeto que começou em 2015, rende frutos para a população goiana, pois garante um melhor atendimento por meio da reorganização dos fluxos de trabalho das unidades da atenção primária, porta de entrada das famílias no Sistema Único de Saúde (SUS). Após as oficinas de planificação, profissionais da SES-GO e da Atenção Primária colocaram em prática as discussões das oficinas, no processo conhecido como tutoria.

 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100009894044756

Você pode gostar...