Um grupo de alunos que, representarão São Simão na etapa estadual dos Jogos Estudantis nas categorias de handebol masculino e feminino, no próximo dia 7 de junho, em Iporá, passou por exames médicos, na manhã desta quarta-feira (30). A avaliação que aconteceu na Secretaria de Saúde e feita pelo médico Vosmar Siqueira Pontes, foi acompanhada pelo prefeito Ibinho e pelo secretário de Saúde, José Fernandes Faria. Os alunos pertencentes às escolas Cora Coralina e Leopoldo Moreira, tem como preparadores os professores de Educação Física, Fernando Rogério de Castro e Welington Alves Ferreira. Ibinho aproveitou o momento para deixar sua mensagem de apoio e incentivo aos alunos atletas. “Deixo nas mãos de todos vocês a incumbência de representar a nossa cidade da melhor maneira possível e que os resultados seja os melhores. Lembrando a todos que a prática esportiva é o melhor caminho para a disciplina, respeito, convivência pacífica com outros jovens atletas e, principalmente, na formação de cidadãos de bem o que todos vocês com certeza já são e serão ainda mais, homens e mulheres de bem.” Disse o Prefeito se dirigindo aos alunos atletas e agradecendo aos pais e, a cada um em particular. A competição é promovida pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e tem como objetivo fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitando a identificação de talentos desportivos nas escolas. A iniciativa também busca desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno/atleta, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte. Ao todo, a competição envolve os 246 municípios goianos.   Finais nacionais Os melhores colocados nos Jogos Estudantis 2018 de Goiás se classificarão para a maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude, que este ano eles terão novo formato. O Comitê Olímpico do Brasil (COB), realizador do evento, definiu que as etapas regionais da disputa nacional, destinadas a classificar as modalidades coletivas, com 1.100 atletas, serão realizadas nas cidades de Natal (RN), Manaus (AM) e Joinville (SC). Nessas competições é que ficarão definidas as equipes do basquete, futsal, handebol e vôlei. A primeira será realizada em Natal (RN), de 12 a 16 de setembro. Depois virá Manaus (AM), entre 19 e 23 de setembro e, em seguida, Joinville (SC), que sediará as disputas entre 26 e 30 de setembro. De acordo com o COB, Natal também sediará a etapa nacional no período de 12 a 25 de novembro e terá 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling. Ao final serão mais de seis mil atletas envolvidos nas duas categorias, separadas por faixa etária: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.