Jogos Abertos de Goiás: Microrregional São Simão começou ontem

Foi dado início ontem, 15, no Ginásio de Esportes Antônio de Moraes Britto, a 16ª edição dos Jogos Abertos de Goiás, que contará, ao todo, com quase 150 equipes nas 13 modalidades coletivas e individuais.

Estiveram presentes no abertura, além de secretários e colaboradores municipais, o secretário de Educação, Esporte e Cultura, Divino Nogueira, o superintendente de Esporte juntamente com sua equipe, Alberto da Silva Araújo, o vereador Antônio Camilo, representando o Poder Legislativo, vice-prefeito, Dr Wallisson e o prefeito Ibinho.

Paulo Duarte, representando o superintendente Executivo de Esporte e Lazer do Estado de Goiás, Télio Rodrigues, agradeceu a presença de todos e em especial ao prefeito Ibinho e aos componentes da mesa e aos atletas de maneira geral, desejando a todos um campeonato competitivo.

O vereador Antônio Camilo fez um agradecimento especial aos atletas enfatizando que o esporte é o melhor caminho na vida de um jovem adolescente, pois o tira do outro caminho que o pode levar às drogas e outros vícios.

“Agradeço ao governador José Eliton que tem sido parceiro da cidade de São Simão e que a atual administração tem com ponto forte o apoio irrestrito e integral ao esporte para levarmos nossos jovens desportistas a não buscarem somente a vitória dentro das quadras e campos, mas também buscar a vitória em seus projetos de vida e no seu dia a dia, de forma que cada dia mais outros jovens possam estar trilhando os mesmos passos de vitórias e comquistas para as suas vidas”, disse o prefeito Ibinho.

A solenidade contou com a participação da Banda Municipal João Antônio dos Santos, que executou o Hino Nacional, como também com a apresentação do grupo de dança Corpo e Rítmo do professor Emerson Brito, do Centro Cultural Iara de Almeida.

 

Os Jogos

A retomada dos Jogos Abertos de Goiás faz parte do esforço de investimento no esporte, que o Governo de Goiás tem feito desde 1.999. Agora, em 2018, apresentamos ao País, além de uma excelente infraestrutura, o legado positivo das políticas de fomento continuado ao setor, evidenciado pela profusão de atletas goianos campeões, de expressão nacional e internacional nas diversas modalidades esportivas. Estamos confiantes no êxito da 16ª edição dos Jogos Abertos de Goiás e desejamos à todos os participantes uma competição repleta de vitórias, no esporte e na vida.

DAS FINALIDADES ART. 1º – 0s Jogos Abertos de Goiás tem por finalidade promover o intercâmbio esportivo entre os municípios, o desenvolvimento do desporto goiano, bem como o surgimento de valores para elevar o nível de representação Estadual. ART. 2º – Os Jogos Abertos de Goiás é uma promoção do Governo de Goiás – SEDUCE – através do PRODUZIR, em parceria com as Prefeituras Municipais.

CAPÍTULO II – DOS OBJETIVOS – São objetivos dos Jogos Abertos de Goiás, previstos neste Regulamento: – Promover a integração esportiva entre os municípios das diversas regiões do Estado; – Gerar atividades econômicas com mercado diferenciado pela oferta de novos empregos, serviços e bens de natureza esportiva; – Estimular o desenvolvimento esportivo da representação municipal.

4 CAPÍTULO III – DA ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E EXECUÇÃO. ART. 4º – Os Jogos Abertos de Goiás são organizados e dirigidos pela – SEDUCE, com a coparticipação das entidades regionais de administração do desporto e dos órgãos municipais integrando estas à Comissão Geral Organizadora (CGO), conforme o formato de cada Fase. Parágrafo Único – Os Jogos Abertos de Goiás serão executados por uma Comissão Organizadora formada por membros designados pela SEDUCE, com a competência sobre todos os aspectos técnicos e administrativos dos jogos.

CAPÍTULO IV – DA PROGRAMAÇÃO

ART. 5º – Os Jogos Abertos de Goiás serão disputado em 3 (três) fases: 1ª Fase ………………………………. Microrregional 2ª Fase ……………………………….

Regional 3ª Fase ……………………………….

Estadual §1º – Na Fase Microrregional, estão aptos a participar todos os municípios do Estado de Goiás, distribuídos em 12 (doze) Microrregiões.

  • 2º – A Fase Microrregional será realizada sob a responsabilidade do município sede, com apoio logístico da Comissão Técnica dos Jogos.
  • 3º – O município-sede da Fase Microrregional estará automaticamente inscrito em todas as modalidades coletivas nos gênero feminino e masculino respeitando-se o Regulamento especifico de cada uma.
  • 4º – Para a Fase Regional, nas modalidades coletivas serão classificadas 2 (duas) equipes por micro, distribuídas em 6 regiões. O Município sede da Fase Regional, nas modalidades coletivas, não conseguindo classificar equipes, poderá inscrever até 2 (duas) que tenha disputado a Fase anterior. (ver §3º e 4º do art. 14).

ART. 6º – Para efeito de classificação da Fase Regional para a Fase Estadual, nas modalidades coletivas, será classificada 1 (uma) equipe por região de cada modalidade e gênero.

  • 1º – Na fase Estadual, nas modalidades coletivas, o Município sede, não conseguindo classificar equipes, poderá inscrever até 2 (duas) que tenha disputado a Fase anterior. (ver § 3º e 4º do art. 14).
  • 2º – Estando uma equipe de uma modalidade coletiva, que tenha participado da Fase imediatamente anterior impossibilitada de participar da seguinte, poderá ser convidada outra em seu lugar, observando a sequência de melhor classificação da Fase. Quando da Estadual, não completando o quantitativo desta fica, a critério da Comissão Executiva, o convite.

5 ART 7º – Numa Fase, em qualquer modalidade, caso haja apenas 01 (um) concorrente (atleta ou equipe) inscrito, este estará automaticamente classificado para a Fase seguinte, recebendo a premiação especifica.

ART 8º – Constarão do programa dos Jogos Abertos de Goiás, nas respectivas Fases as seguintes modalidades:

FASES MODALIDADES COLETIVAS INDIVIDUAIS MICRORREGIONAL Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol REGIONAL Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol Capoeira ESTADUAL Basquetebol, Basquete em cadeira de Rodas, Futsal, Handebol, Voleibol, Voleibol Sentado. Atletismo, Bocha Paralímpica, Capoeira, Ginastica Artística, Jiujitsu, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Xadrez

Parágrafo Único – A Comissão Executiva dos Jogos Abertos de Goiás poderá incluir ou excluir modalidades no programa dos Jogos, sempre atendendo aos princípios e interesses técnicos.

ART. 9º – Somente serão realizadas partidas das modalidades em que houver no mínimo 03 (três) municípios participantes (Fase Microrregional).

ART. 10 – As modalidades em disputa nos Jogos serão regidas pelos respectivos Regulamentos.

CAPÍTULO V – DAS CATEGORIAS E GÊNEROS Art. 11 – Os Jogos Abertos de Goiás serão disputados em uma única categoria nas modalidades coletivas.

  • 1º – Idade mínima para participação nas modalidades coletivas: 15 anos. Considera-se a idade do atleta em 31 de dezembro do ano em curso.
  • 2º – Todo (a) atleta menor de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhado de autorização expressa (declaração) dos pais ou responsáveis legais.

Modalidades da fase Microrregional: BASQUETEBOL, FUTSAL, HANDEBOL, VOLEIBOL, masculino e feminino

MICRORREGIAO 06 – Aparecida do Rio Doce, Aporé, Cachoeira Alta, Caçu, Caiaponia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Gouvelândia, Itajá, Itarumã, Jataí, Lagoa Santa, Mineiros, Montividiu, Palestina de Goiás, Paranaiguara, Perolândia, Portelândia, Rio Verde, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, São Simão, Serranópolis.

Você pode gostar...