Idosos do Melhoridade recebem palestra sobre efetivação dos seus direitos

A Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS promoveu na manhã desta sexta-feira (17/03), uma palestra com o grupo de idosos cadastrados no Projeto Melhor Idade da terceira idade.

Ministrada pelo Psicólogo do CRAS, David Jensen, a palestra teve por finalidade manter o foco no fortalecimento da mobilização da sociedade e dos agentes públicos, no que diz respeito à valorização da pessoa idosa, na participação, socialização da garantia dos direitos dos Idosos no convívio social e comunitário.

“O CRAS está de portas abertas para recebê-los. Nosso objetivo é prestar orientação e atendimento jurídico, social e psicológico às pessoas idosas vítimas de violência e às suas famílias por meio de atendimento especializado e ações de prevenção da violência”, destacou David.

Ele explicou também que no CRAS, os idosos ainda recebem informações sobre como se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal para participar de vários programas sociais, como o Bolsa Família.

“No CRAS também é possível solicitar a Carteira do Idoso, benefício para pessoas com mais de 60 anos que está assegurado no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003). Com o documento, os idosos com renda individual inferior a dois salários mínimos podem adquirir passagens interestaduais gratuitamente – dependendo da quantidade de vagas – ou com desconto de, no mínimo, 50%”. Orientou o psicólogo do CRAS.

David ressaltou que o principal foco são pessoas idosas e suas famílias em situação de violação de direitos e/ou em vulnerabilidade e risco pessoal e social.

Ele falou ainda sobre a relevância de estabelecer um contato mais próximo com os beneficiários, destacando que os trabalhos realizados no CRAS são voltados para o relacionamento entre as famílias. ‘’Esse vínculo que nós desenvolvemos com os grupos é muito importante porque ajuda a aproximar os usuários ao CRAS. Nós estamos sempre realizando orientações e auxiliando no fortalecimento de vínculos’’, falou.

Você pode gostar...