Cerca de 100 alunos de karatê do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Convivência Positiva) e do Centro Cultural Iara de Almeida participaram sábado, (13/05), da Iª União do Karatê de São Simão, que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Antônio Morais de Brito.

Segundo a responsável pelo Convivência Positiva, Cátia Fernanda Silva, o evento teve por finalidade “promover uma confraternização entre os praticantes do esporte desses dois segmentos administrados pelo município, já que tem objetivos em comum”.

Aconteceu, ainda, durante a confraternização uma seletiva onde 30 atletas foram pré-selecionados para a disputa da Copa Goiás de Karatê Esportivo, que acontece em Goiânia no próximo mês de junho. Se conseguirem bons resultados na etapa estadual, poderão competir na Copa Nacional, em julho na cidade de Aracaju.

De acordo com o professor de karatê, André Luiz, que ministra aulas de arte marcial no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, “todos os alunos estão bem preparados para fazer bonito na competição”.

“Os adolescentes de famílias em situação de risco socioeconômico devem ter referências positivas. Quando um professor os leva a outros lugares com a finalidade de competir sadiamente, eles veem pessoas de diversos projetos sociais brasileiros, que passaram pelas mesmas dificuldades que eles tiveram e são felizes agora como caratecas”, comenta o prefeito Ibinho, grande incentivador da prática esportiva.

Sensei André conta que as regras da arte marcial são as mesmas para todos. Ricos e pobres são protagonistas de uma mesma oportunidade. Não há distinção de classe social no karatê e sim igualdade. “Tudo bem que o esporte tira os jovens do mundo das drogas e de diversos males, porém o karatê colabora para proporcionar boa formação, cujos frutos serão para toda a vida”, declara.

Já o professor André Filho, do Centro Cultural Iara de Almeida, frisa que o apoio da prefeitura é fundamental para o surgimento de novos atletas. “O prefeito Ibinho é uma pessoa que se preocupa com a comunidade mais carente, viabilizando projetos que promovam a inserção social desses jovens”, finaliza.