Com um desejo comum de fazer algo para transformar e fazer a diferença na vida das pessoas, um grupo de alunos da Escola Municipal Cora Coralina se uniu e criou uma plataforma digital que permite ao usuário acesso a publicações de textos culturais de pessoas diversas.

Acompanhados pelo secretário da Educação, Divino Nogueira, os alunos Adriel Freitas dos Santos, Caio Krempel, Ricardo Guilherme Macedo Caleffi e Giovana Ribeiro Luz (9º ano) e Hingridy Aparecida Matias Silva (8ª série), se reuniram com o prefeito Ibinho, na manhã desta quarta-feira, 27, para apresentação do projeto.

Segundo os criadores, o projeto i9vação (INOVAÇÃO), terá seu conteúdo constantemente atualizado com crônicas, poesias e narrativas diversas predefinidas pelos alunos “gerentes corretores”, para que cada postagem tenha qualidade ortográfica.

“Dessa forma, será incentivada e amplamente divulgada mais essa ferramenta de expressão da literatura brasileira”, falou Adriel Freitas dos Santos.

A plataforma funciona como um painel de controle e dentre as novidades, esta a ferramenta de áudio que permite aos portadores de deficiências visuais acesso ao material publicado.

“A proposta inclui ainda um movimento de preservação do texto livre, da imaginação e da criatividade, tudo isso interagindo com as novas tecnologias presentes nos dias de hoje”, afirma o secretário Divino Nogueira.

O projeto conquistou a atenção do prefeito Ibinho. Para ele a plataforma além de levar mais cultura para as redes sociais, dará mais visibilidade para o trabalho desenvolvido pelo grupo de alunos.

“A facilidade em usar a plataforma conquistará à todos, nem tenho dúvidas. É muito gratificante, motivo de orgulho para nós, sabermos que alunos de nossa cidade são os criadores de uma ferramenta inclusiva e cultural”, disse o prefeito.

A previsão, segundo os alunos, é de que a ferramenta seja lançada, ainda hoje, nas redes sociais, à partir das 18h:18min.