“Goiás Sinalizado” chega a São Simão e Itaguaçu

Quem transitou pelas ruas do Cidade Jardim e Vila Bela pode notar algo diferente nas ruas, principalmente nas esquinas. Estão sendo feitas faixas horizontais em pontos estratégicos onde há perigo de acidente.

O serviço de sinalização está sendo feito por uma equipe do DETRAN/GO (Departamento Estadual de Trânsito), onde o órgão faz a sinalização horizontal, com o apoio da prefeitura. A ação é parte do programa “Goiás Sinalizado” e realizado em todos os municípios goianos.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a sinalização de trânsito no perímetro urbano é de competência dos municípios. Para o prefeito Ibinho, se faz necessária a soma de esforços entre as diversas esferas do poder público para promover a segurança viária. “A sinalização é parte essencial, pois ela comunica ao usuário das vias as normas de circulação, bem como os alerta para as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na pista. Assim, ela organiza o fluxo, dirime conflitos e reduz significativamente os riscos de acidentes”, ponderou.

Os serviços devem chegar a todos os bairros da cidade e também no distrito de Itaguaçu.

Goiás Sinalizado

Em uma iniciativa inédita no País, o Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), lançou em janeiro de 2012 o Programa Goiás Sinalizado, que leva sinalização horizontal e vertical a todos os municípios do Estado. O Detran-GO disponibiliza o projeto técnico e implanta a sinalização nas cidades, além de oferecer educação de trânsito à comunidade.

O programa é sustentado pelo tripé engenharia, educação e fiscalização. O primeiro passo consiste na análise e elaboração de projetos de engenharia. Em seguida, os municípios receberão a sinalização vertical e horizontal. Quando a cidade já estiver com a sinalização novinha, outra equipe do Detran-GO irá até lá para desenvolver trabalhos de educação de trânsito. Só após essa etapa será dado início à fiscalização.

A expectativa é de que as implantações de faixas de pedestres contribuam para mudar o comportamento do cidadão no trânsito, no sentido de prevenir acidentes de trânsito e, acima de tudo, salvar vidas.

Veja abaixo o cronograma completo de atividades.

DETRAN – PROGRAMAÇÃO SÃO SIMÃO

Você pode gostar...