A emoção estava estampada nos olhos cheios de lágrimas, nas mãos trêmulas e no cuidado com que Jackelyne dos Reis Dias, de 19 anos, se preparou para o dia tão esperado. Há 4 anos, ela e o companheiro Gustavo de Jesus Mendes da Silva, de 20 anos, se apaixonaram e passaram a viver juntos. A felicidade, no entanto, se completou nesta quarta-feira, 18, durante o Casamento Comunitário, promovido pela prefeitura de São Simão em parceria com a Câmara de Vereadores.

A dona de casa Telma Alves da Silva, de 48 anos, era só alegria enquanto aguardava, de mãos dadas com o noivo Márcio Ferraz de Oliveira, 57 anos, para formalizar a união que já tinha seis anos de estabilidade.

Assim como Jackelyne e Gustavo, Telma e Márcio, outros 33 casais participaram da cerimônia que foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O “sim” coletivo aconteceu no Tito Brancaleone Clube em cerimônia prestigiada pelo prefeito Ibinho, vice Dr. Wallisson, primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Rocha Floriano, Presidente da Câmara Legislativa, Adriano Pimenta, vereadores Ana Maria e Lazinho Lacerda, secretário de Administração, Wilson Pimenta e, pelo prefeito de Paranaiguara, Adalberto Amorim.

A festa contou ainda com a presença de familiares e amigos dos noivos. Após alguns minutos de ansiedade, os noivos acompanharam a entrada das noivas, que passaram pelo tapete vermelho até o espaço reservado para os casais e padrinhos. Na hora de dizer o “sim”, as declarações de amor também estiveram presentes. Apesar da coletividade, a emoção foi grande.

O cerimonial não fugiu a regra: decoração e música foram garantidas pela equipe da secretaria municipal do Desenvolvimento Social.

Parabenizando os noivos, o prefeito Ibinho, falou de sua alegria em participar da cerimônia e destacou a importância de oficializar a união desses casais, reconhecendo que a família é a base de tudo.

“Nosso objetivo foi oportunizar a esses casais um momento especial em suas vidas e o casamento faz parte do sonho de todo casal. Isso nos faz feliz, pois sabemos que as pessoas reconhecem o valor da família na construção de uma vida. Aproveito a oportunidade para agradecer a Câmara de Vereadores por ter nos devolvido recursos para que pudéssemos realizar o sonho de todos vocês”, afirmou.

A primeira-dama Adriana, lembrou que todos estavam ali para celebrar o amor. “Muitos casais, estão aqui renovando a união da família. Agradeço a cada colaborador de nossa equipe, que incansavelmente trabalhou para realizar este sonho e a Câmara de Vereadores por ser nossa importante parceira na realização dessa cerimônia”, agradeceu.

Já o Presidente da Casa Legislativa, Adriano Pimenta, durante a celebração destacou ser importante a prática do casamento comunitário porque reforça o papel do cidadão e fortalece o direito de acesso aos benefícios sociais dos programas governamentais. “Estamos muito felizes em estarmos participando desse momento. Momento este, de muita alegria e emoção para todos, pois trata-se da realização do sonho de 35 casais. É certamente, um momento inesquecível para os noivos e suas famílias”, falou.

Além de mexer com o lado emocional, o casamento envolve ainda questões morais, já que para muitos casais, a oficialização da união é algo muito importante. A conversão da união estável em casamento propicia a ampliação de direitos previdenciários e sucessão dos bens comuns, tornando a união mais segura, sólida e amparada, além de outros importantes benefícios.

Os participantes do casamento comunitário tiveram de se habilitar previamente para fazer parte da celebração, mas não tiveram nenhum gasto para oficializar a união.

A cerimônia, que contou com a presença da escrevente Márcia Helena e Castro Moreira e do Juiz de Paz, Wilismar, para a realização do ato ecumênico, foi voltada especialmente a casais com renda insuficiente, que têm dificuldade em arcar com as despesas da celebração normal.

Após os casais e os padrinhos serem chamados individualmente para a assinatura dos documentos, a equipe de fotógrafos ficou à disposição dos casais para as fotos no painel montado ao lado do local da cerimônia.