Dignidade para São Simão e Itaguaçu: População comemora inauguração de nova Casa de Apoio à saúde em Goiânia

Uma casa acolhedora, confortável, bem estruturada e com profissionais de alta capacidade de plantão 24 horas por dia. Essas são as características da nova Casa de Apoio à Saúde inaugurada na manhã desta segunda-feira (28/08) pelo prefeito Ibinho (PTB), numa solenidade que contou com a presença do deputado Estadual Henrique Arantes, do presidente da Câmara Legislativa, vereador Adriano Pimenta, dos vereadores Ana Maria, Baiano Carvoeiro, Fábio Kebinha, Fábio Capanema, Jane Vilarinho, Lazinho Lacerda, Leopoldo Pereira, Ludgero Neto, da primeira-dama e secretária do Desenvolvimento Social, Adriana Rocha Floriano, do vice-prefeito, Dr. Wallisson Freitas, dos secretários José Fernandes Faria (Saúde), Sidney Júnior (Finanças), Divino Nogueira (Educação), Danilla Soares (Turismo e Meio Ambiente), Wilson Pimenta (Administração), Lourival Gomes Jardim (Transportes e Infraestrutura), da Diretora do Hospital, Léia Cristina, e de várias lideranças da cidade, além de servidores que vão trabalhar na Casa.

A inauguração contou também com a presença do Padre Ângelo Licati, do Santuário da Basílica de Trindade, que proferiu a benção sobre o local e os participantes da cerimônia. “Este lugar é uma benção de Deus, não somente para São Simão, mas também para quem chega à cidade para se tratar e precisa de um apoio”, declarou o Missionário Redentorista.

Moradores de São Simão e Itaguaçu que precisam viajar para a capital em busca de tratamento agora têm um local para ficarem, veículos para deslocamento e uma equipe para ajudar nos encaminhamentos.

O imóvel foi completamente reformado e totalmente equipado com mobiliários e outros utensílios que possibilitam maior conforto e mais dignidade para os usuários em condições de vulnerabilidade socioeconômica. O apoio consistirá em acolher os pacientes temporariamente e principalmente os que precisam de Tratamento Fora do Domicilio (TFD), ou aqueles com agendamento de consultas, exames e cirurgias em todas as especialidades em Goiânia.

O transporte dos pacientes de São Simão para a capital é feito três vezes na semana (segunda, quarta e sexta-feira), através de ônibus e em veículos menores conforme a necessidade.

Durante a solenidade, o prefeito Ibinho comentou: “Trata-se de um compromisso que estava no nosso plano de governo que acaba de ser resgatado. Uma casa melhor, maior, mais acolhedora, mais nova e com algumas vantagens. Tem número maior de leitos, nós temos uma logística que também foi contratada. Muito próxima do Centro Médico Santa Monica e do Hospital Castro Salustiano”, disse.

Ibinho falou ainda sobre a importância da parceria da Câmara de Vereadores nas ações da administração.

“A Câmara é nossa parceira e tem nos ajudado a trabalhar. Se estamos asfaltando a Vila Bela, o Mutirão e entregando essa Casa é porque a Câmara tem nos ajudado. O legislativo é muito importante nesse processo e tenham a certeza de que iremos fazer muito mais por São Simão e Itaguaçu. É motivo de muita alegria para nós, depois de 4 anos e 8 meses, promovermos a reabertura de uma Casa de Apoio exclusivamente para atender a nossa população”, falou.

O espaço conta com 54 leitos divididos em duas alas, uma feminina e outra masculina. A ala feminina conta com trinta e oito quartos com ventiladores, cama, colchão e três banheiros sociais. Já a ala masculina possui 16 leitos mobiliados também com cama, colchão, ventiladores e dois banheiros sociais. A Casa possui ainda uma cozinha industrial com amplo refeitório dotado de mesa e bancos para até 60 pessoas, áreas de lazer e de descanso.

Ibinho também informa que uma vez instalados na Casa de Apoio, os pacientes terão carro à disposição para deslocamentos, pessoal especializado para marcar consultas e exames e o que for preciso para serem bem atendidos na capital. Um ônibus fará o transporte das pessoas entre São Simão e Goiânia.

A inauguração da Casa de Apoio foi bastante prestigiada, num ato de festa e respeito às pessoas que precisam vir para Goiânia em busca de algum tipo de intervenção médica, mas não têm onde ficar ou dinheiro para custear despesas com hotéis.

“A intenção é promover aos pacientes segurança e conforto, alimentação adequada, socialização, lazer, e principalmente amor para nossos hospedes”, frisou.

O Presidente da Câmara Municipal, Adriano Pimenta, mostrou-se bastante realizado e feliz com mais uma obra que beneficiará a população e ressaltou que sempre teve o desejo de fazer parte da vida política de São Simão, mas junto de uma administração limpa e comprometida com o zelo público, como esta.

“É uma estrutura muito boa que servirá para todos os nossos irmãos de São Simão e Itaguaçu que estejam fazendo tratamento de saúde e não tem um local fixo para se hospedar”, destacou.

Segundo Adriano, graças aos esforços do Prefeito Ibinho e do Vice-Prefeito Dr. Wallisson, a partir de hoje, o cidadão de São Simão e Itaguaçu pode contar com uma Casa de Apoio totalmente reformada e adaptada.

“A casa está preparada pra receber qualquer cidadão do município que precisar deslocar-se até a cidade de Goiânia e que, de alguma forma, necessitar de algum amparo da prefeitura. Parabéns Ibinho, Dr. Wallisson e a todos os envolvidos nesse maravilhoso projeto. A população de São Simão e Itaguaçu merece ser tratada com respeito e dignidade”, finalizou o Presidente.

Ao fazer uso da palavra, o secretário da Saúde José Fernandes Faria, agradeceu a presença de todos e dirigindo-se ao deputado Henrique Arantes, pediu auxílio do mesmo e de seu pai, deputado Jovair Arantes, em socorro à saúde dos municípios, junto ao governo Federal, que tem sofrido, segundo ele, com os cortes no setor.

“Para alguns, houve demora na entrega dessa Casa, mas todos sabem das dificuldades que tivemos até chegar a esse momento. Mas aqui, tá demonstrando o tipo de trabalho que vocês Ibinho e Dr. Wallisson querem prestar para a população de São Simão e Itaguaçu ao entregar uma estrutura como essa e com profissionais escolhidos a dedo para que possam prestar o melhor trabalho possível para o povo de São Simão. Muito obrigado por vocês estarem começando essa administração com esse ritmo e da forma como está sendo realizada”, falou Zé Fernandes.

De acordo com a Coordenadora geral da Casa, Layane Nunes, a equipe da unidade é composta por 02 profissionais na área administrativa, 1 enfermeira do Samu, 1 motoboy, 01 motorista, 01 auxiliar de serviços gerais e 02 cozinheiras.

O investimento mensal a ser feito pela municipalidade no funcionamento da estrutura é estimado em cerca de R$ 35 mil, atendendo aproximadamente 800 pacientes/mês.

“Agradeço a toda equipe da prefeitura que colocou em ação essa Casa, porque cada detalhe aqui foi bem suado e pensando minimamente para acomodar bem os pacientes, que realmente necessitam. Deixo bem claro aqui, que a Casa atenderá Goiânia e região, ou seja, daremos apoio e suporte para pacientes em tratamentos tanto na capital, quanto em Senador Canedo, Trindade, Aparecida de Goiânia e até mesmo em Anápolis”, frisou a Coordenadora, agradecendo também a equipe responsável pela reforma do imóvel.

Para o vice-prefeito Dr. Wallisson, a entrega da Casa resgata a dignidade da população e mostra a seriedade com a qual a atual gestão trata o dinheiro público e seu povo.

“Há um ano, na pré-campanha, estive na Casa de Apoio de São Simão e tive de levar embora duas pessoas, que estavam sem comer e sem dormir. E naquele momento, falei para mim mesmo que iria mudar essa história, junto com o Ibinho. Hoje olho para o lado e vejo essa conquista que muito me alegra, fazendo-me olhar mais adiante quando entregaremos nosso governo da forma como planejamos, com respeito, seriedade e o comprometimento, carros-fortes da nossa gestão. Estou ao seu lado para cumprirmos cada etapa que planejamos. Ao entregar essa Casa, resgatamos a dignidade de nossa população perdida anos atrás, por má gestão da administração passada. Esse é só o primeiro ano de governo, aguarde que vem muito mais por ai! Ibinho é um prazer fazer parte dessa equipe de governo!” Encerrou.

O deputado Estadual Henrique Arantes iniciou suas palavras homenageando o ex-vereador Rogério Pinheiro, falecido recentemente e parabenizando todos os servidores envolvidos na administração.

“Dr. Rogério era um cara bom, de coração leve, que ajudava o próximo. Com certeza, Rogério merece o respeito de todos de São Simão e gostaria de render uma homenagem a ele, rendendo aqui, meus cumprimentos a todos os familiares e amigos. São Simão perde com a partida dele, mas ele está num lugar melhor. O que vocês estão fazendo aqui, hoje, é abrir uma embaixada de São Simão e Itaguaçu em Goiânia, para cuidar de todos aqueles que precisem de tratamento na capital e região metropolitana. Parabéns a todos e que essa Casa funcione da melhor forma possível!”

Você pode gostar...