CAPS de São Simão realizou caminhada pelo Dia Mundial da Saúde Mental

Setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul já são datas reconhecidas na luta contra problemas e doenças. Agora, uma mobilização nascida na cidade mineira de Uberlândia promove o “Janeiro Branco”, mês dedicado aos cuidados com a saúde mental.

A campanha promove ao longo do mês de janeiro palestras, bate-papos, caminhadas, rodas de conversa e diversas atividades para mostrar a importância de cuidar da mente assim como se cuida da saúde física.

Em São Simão, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realizou nesta segunda-feira (30), às 8 horas, uma caminhada em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental. Organizada pelo Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), a caminhada saiu da Secretaria de Saúde em direção à Praça Cívica, com a participação das equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, dos PSF’s e do Centro de Atenção Psicossocial.

De acordo com o prefeito Wilber Ferreira Floriano, o Janeiro Branco está tendo uma dimensão maior do que esperado. O prefeito destaca que essa é uma campanha que os psicólogos podem levar não só aos órgãos, mas, também, a comunidade em geral.

“O objetivo final da campanha é fazer o mês de janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde Mental e a busca da felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano”, concluiu.

O Janeiro Branco foi inspirado no Outubro Rosa e o mês de janeiro foi escolhido para ser símbolo da campanha pelo fato de que culturalmente existe um clima de início de ciclos e renovação de projetos de vida. Já o branco foi escolhido por ser a somatória de todas as cores e o ponto de partida de qualquer projeto.

O prefeito destaca que “É importante melhorar, difundir e ampliar o conceito de saúde mental no Brasil, combatendo ideias equivocadas, relacionadas à ausência de transtorno mental. Portanto, esta é uma boa oportunidade de avaliar e corrigir equívocos”, avalia.

Você pode gostar...