Cadastro Único: Cras e Bolsa Família realizam reunião com beneficiários de programas sociais

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semuds), ocorreu nesta quinta-feira, 03, na quadra de esportes do Colégio Leopoldo Moreira, uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família.

Na ocasião, a equipe do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), coordenada por Carol Montanher, falou sobre a importância da atualização cadastral, condicionalidades da saúde e educação e Averiguação Cadastral dos beneficiados.

Essas encontros têm como enfoque orientar as famílias que estão em descumprimento com as condicionalidades do programa de transferência de renda Bolsa Família em algum dos 3 eixos, seja na área da educação, saúde ou assistência social. São feitas conforme a lista que o próprio programa governamental gera com os nomes das famílias que correm risco de terem seus benefícios cancelados.

De acordo com a Coordenadora, muitos bloqueios têm ocorrido no município porque os próprios beneficiários não obedecem às condicionalidades do programa.

“Por exemplo, o peso das crianças está muito baixo e isto leva ao bloqueio. Na educação, estamos com uma deficiência preocupante, pois temos uma lista de 457 alunos não localizados. Os beneficiários devem comparecer ao Cras para informações e atualização de cadastros o mais rápido possível. A atualização é obrigatória para evitar possível bloqueio e até cancelamento do benefício, com a exclusão do cadastro”, revela Carol.

Segundo a Coordenadora Carol, é necessário que a revisão cadastral seja realizada todos os anos. “Há casos em nosso município de pessoas que têm benefícios retidos e sem ao menos ter consciência. Também é necessário que a população compreenda que todo e qualquer benefício é mediado por este cadastro”, falou.

O Cadastro Único (CadÚnico) é um instrumento de identificação das famílias brasileiras de baixa renda, com renda mensal igual ou inferior a ½ salário mínimo por pessoa (per capita) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. O Cadastro Único é a ponte de integração para todos os Programas Sociais do Governo Federal, como por exemplo, Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, descontos em contas de energia e água, entre outros.

Você pode gostar...