“Atendimento, Equidade e Acessibilidade no SUS”: Município realiza 4ª Conferência Municipal de Saúde

A Administração Municipal de São Simão, através da Secretaria de Saúde, realizou na tarde do dia 19 de maio, a 4ª Conferência Municipal de Saúde.

O evento foi realizado no Salão Paroquial e teve como tema central “Atendimento, Equidade e Acessibilidade no SUS”.

Na ocasião, o prefeito Ibinho se manifestou ressaltando a importância da realização das conferências de saúde, visto que, os debates são direcionados às políticas de saúde do município, aberto a todos os segmentos interessados em discutir e traçar novos rumos para a área em São Simão e Itaguaçu.

“Mais que um instrumento legal de participação popular, a Conferência significa o compromisso do gestor público com os necessários avanços do sistema de saúde. Por isso, valorizamos esse espaço e garantimos que as discussões aconteçam de forma ampla e transparente, visando deliberações democráticas sobre as políticas públicas de saúde, assegurando melhor qualidade de vida e o bem estar aos Sãosimãoenses e Itaguaçuenses”, destacou.

Durante o evento, o secretário de Saúde, José Fernandes Faria, destacou a importância da realização da Conferência para melhorar a qualidade da saúde pública de São Simão e Itaguaçu.

“A Conferência é o momento dos munícipes colaborarem com as melhorias da cidade, apresentando suas ideias e juntos conquistarmos, cada vez mais, melhores resultados em nossa saúde”, afirmou o secretário.

As Conferências de Saúde são espaços democráticos para a construção de uma Política de Saúde eficiente e de qualidade. Prevista na Lei Orgânica do Município, reúne a cada quatro anos representação dos vários segmentos sociais com o objetivo de ouvir a comunidade, os trabalhadores, os prestadores e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para avaliar a situação da saúde municipal e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas para o SUS, visando a construção de uma saúde pública que atenda a todos e todas.

Para melhor metodologia da discussão, a temática foi dividida em três eixos:

Eixo I– Vigilância em Saúde: A importância da análise de situação para o planejamento das ações de Vigilância em Saúde;

Eixo II– Saúde das mulheres: Desafios para Integralidade com Equidade;

Eixo III– Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade.

Palestraram sobre os eixos discutidos o Especialista em Vigilância em Saúde e Vigilância Ambiental, Daniel Batista Gomes, Emilio Alves  Miranda e o médico da ESF V- Itaguaçu, Dr. Abdias Lima Neto.

A atividade contou com a presença do prefeito Ibinho, vice Dr. Wallisson Freitas, Presidente da Câmara Municipal, Adriano Pimenta, secretários José Fernandes Faria (Saúde), Wilson Pimenta (Administração) e Adriana Rocha Floriano (Desenvolvimento Social), Coordenadora UBS, Jessica Fernanda, Coordenadora da Vigilância e Saúde, Michelle Santos Côrtes de Melo, Coordenador do Centro Odontológico, Dr. Arquimedes José Oliveira, Gerente de Endemias, Klauber Alves Pereira Macedo, Diretora do Hospital Municipal, Léia Cristina de Souza e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde São Simão (CMSSS), Luiz Felipe Teixeira Costa, além de enfermeiros, agentes de saúde, colaboradores de todos os setores da secretaria de Saúde.

Você pode gostar...