Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias são homenageados pela Saúde por seu dia

Nesta terça-feira, 10/10, 52 profissionais de saúde da rede municipal de São Simão e Itaguaçu participaram das comemorações do Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate a Endemias (ACE), celebrado em 4 de outubro.

Realizado no salão paroquial o evento, durante sua programação, reuniu sorteio de brindes, palestra e exibição de um vídeo homenageando os agentes.

O Prefeito Ibinho, participou da festa e parabenizou todos os profissionais pelo excelente trabalho que realizam junto a comunidade, ressaltando que o trabalho humanizado que os agentes fazem, traz melhores resultados para a saúde da população.

“São profissionais dedicados e incansáveis que se tornaram o elo entre os órgãos da saúde pública com a comunidade”, disse.

José Fernandes, secretário de Saúde, explicou que atualmente, dentro da estratégia de Saúde da Família, o agente comunitário é o elo da população com a Unidade Básica de Saúde (UBS) e auxilia na prevenção de várias doenças.

“Esta iniciativa demonstra o reconhecimento do Governo Municipal ao trabalho que esses profissionais desenvolvem em todo o município na promoção à saúde”, destacou.

Atualmente, o município possui em se quadro de servidores, 33 Agentes Comunitários de Saúde e 19 Agentes de Combate a Endemias, atuando diariamente em São Simão, Itaguaçu e zona rural.

O Agente Comunitário de Saúde é personagem fundamental da cadeia de Atenção Primária, é ele quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce. Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, e tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade e para que isso aconteça, está sempre alerta. Todas as famílias e pessoas são acompanhadas por meio da visita domiciliar, na qual se desenvolvem ações de educação em saúde. Entretanto, sua atuação não está restrita ao domicílio, ocorrendo também nos diversos espaços comunitários.

Entre as principais funções do agente está a identificação dos fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde. Ao identificar ou tomar conhecimento da situação-problema, ele entra em contato com a pessoa e/ou familiares e depois o encaminha à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada. Os diferentes aspectos de um problema são examinados cuidadosamente com as pessoas, para que sejam encontradas as melhores soluções.

Participaram da comemoração, o prefeito Ibinho, o vice Dr. Wallisson Freitas, o secretário da Saúde, José Fernandes Faria, a Coordenadora das UBS’s, enfermeira Jéssica Fernanda, o Gerente de Endemias, Klauber Macedo e a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Michelle Santos Côrtes de Melo.

Você pode gostar...