Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente realizou domingo (03/06), na Praia do Lago Azul, uma série de ações de conscientização sobre a preservação da natureza e do respeito à biodiversidade. Conduzida pela Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Danilla Soares, Engenheiro Ambiental Pahblo Jhonnata e pela Gestora do Meio Ambiente, Jaine Botelho, a ação contou com a apresentação de vídeos institucionais ambientais diversos e palestra com o mergulhador Gervásio, da equipe de Mergulho Biguá, abordando sobre a conservação do meio ambiente, principalmente, o aquático. O pescador esportivo profissional e guia Webert “Capitão Gancho”, também ministrou uma palestra destacando a importância das crianças e jovens no processo de conservação. A programação ainda contou com a parceria da Caramuru Alimentos que levou para o evento uma peça teatral com os palhaços Pirulito, Pipoca e Dona Morte, representando de forma lúdica a maneira correta de como descartar o lixo doméstico. E o resultado não poderia ser outro; muito riso, animação, piadas e entretenimento. “A participação aqui hoje de crianças e jovens num evento de suma importância como este demonstra que a preocupação com as causas ambientais começa cedo, e deve ser assim, por isso agradeço a presença de cada um”, disse o secretário da Educação, Divino Nogueira.
Ainda como parte das atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente,  quarta-feira (06), São Simão e Itaguaçu receberam diversas placas de conscientização fixadas em pontos variados da cidade e do distrito. Prestigiaram as ações os secretários Wilson Pimenta (Administração) que representou o prefeito Ibinho, e Divino Nogueira (Educação); Engenheiro Ambiental, Artur José de Oliveira e a bióloga Fernanda Luzia de Souza. Participou do evento alunos das escolas Cora Coralina, Leopoldo Moreira, José Porfirio Nogueira, Antônio Eustáquio, Costa e Silva, Escola Est São Simão e Ladislau Alves de Souza e Ambrosina Cândida Muniz (Itaguaçu). Foram parceiros a Caramuru Alimentos (Rafaela Miranda – Gestão de qualidade; Nicole Vieira – Jovem aprendiz; Superintendente Administrativo, Gilson Lima , o palhaço Pirulito; Superintendente de Produção, Ismair Vilela,  como o palhaço Pipoca e o Jovem aprendiz João Victor, interpretando a Dona Morte),  a equipe de Mergulhadores Biguá Sub (Samuel Alexandre, Gervásio,  Weberton Cardoso), a CB Santana (Policial Ambiental Cia Rio Verde), Capitão Gancho e Márcio Galvão (guias de pesca e pescadores esportivos).